É com grande satisfação que informamos que o Science on Stage irá iniciar um novo projeto com o tema Quantum Computing in STEM Education. Podem participar 20 professores do ensino secundário que irão receber formação e trabalhar sobre o tema durante cerca de dois anos, de 2024 a 2026.

Neste projeto, os professores numa fase inicial recebem formação sobre computação quântica e depois desenvolvem e testam materiais didáticos com os seguintes objetivos:

  • ser aplicável em aulas de física, matemática e/ou ciência da computação por professores com pouca experiência anterior;
  • entusiasmar os alunos com o tema da computação quântica e mostrar oportunidades de carreira nessa área;
  • permitir transferência de conhecimento sobre os conceitos subjacentes e fundamentais da mecânica quântica;
  • promover o pensamento analítico e crítico, o trabalho em equipa e capacidades de resolução de problemas;
  • esclarecer a relevância desta tecnologia para o futuro.


Processo de candidatura:
20 professores do secundário podem receber formação e trabalhar numa equipa internacional durante cerca de 2 anos.

Chama-se a atenção para o facto de que é obrigatória a participação em duas reuniões de dois dias, no início de 2024 (26-28 de janeiro ou 16-18 de fevereiro) e na primavera de 2025.

O projeto é organizado pelo Science on Stage Alemanha e apoiado pela Wilhelm and Else Heraeus Foundation. Todos os custos de viagem, alojamento e alimentação serão cobertos.

Toda a informação bem como o formulário de candidatura estão disponíveis no site do Science on Stage Europe em Quantum Computing in STEM Education.

Como o número de participantes é limitado a 20, também será tomado em consideração a data de candidatura.

Recomendamos assim, a todos os professores interessados que se inscrevam em breve.

A língua de trabalho é o inglês e os professores participantes precisam de bons conhecimentos linguísticos para este projeto.

Divulguem!