O festival internacional Science on Stage realiza-se de dois em dois anos, cabendo a organização sempre a um país diferente.

O evento reúne aproximadamente 450 professores de toda a Europa, desde o pré-escolar ao ensino secundário, que durante alguns dias mostram os seus melhores projetos de ensino a colegas de vários países numa feira com stands, workshops e apresentações em palco.

O processo de seleção dos projetos que vão participar em cada festival internacional é feito através de eventos nacionais, realizados com rigorosos critérios de avaliação nos mais de 30 países com delegações Science on Stage.

Seguindo o lema “de professores para professores”, o festival é uma excelente oportunidade de contacto e de partilha de ideias e experiências, sendo ao mesmo tempo o ponto de partida para a realização de várias atividades nacionais, como sessões de formação, workshops e desenvolvimento de material didático, que promovam as boas práticas de ensino e contribuam para evolução profissional dos professores.

European STEM Teacher Award

Em cada festival, o júri internacional seleciona os melhores projetos, que são premiados com o European STEM Teacher Award.
São também atribuídas diversas Menções Honrosas.

Balanço dos Festivais

Os resultados mostram que:

  • Cerca de 80% dos participantes implementam ideias que viram no Science on Stage.
  • Cerca de 70% adquirem mais motivação e sentem-se mais realizados profissionalmente depois de visitarem o festival.
  • Os professores mantêm-se em contacto com os colegas que conheceram no festival.
  • Cerca de 50% implementam projetos apresentados nos festivais em ações de formação de professores contribuindo, assim, para a sua divulgação.

O próximo festival europeu Science on Stage #SonS2019 irá decorrer de 31 de outubro a 3 de novembro de 2019, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, Portugal.