No âmbito do projeto Erasmus+ KA101 Science on Stage, Dalibor Todorović, membro do National Steering Committee do Science on Stage Sérvia, participou, de 22 a 26 de abril, num job shadowing em Portugal com o NUCLIO/Science on Stage Portugal como organização parceira.

No primeiro dia, visitou o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde Pedro Machado, professor e investigador, especialista em Sistema Solar e Atmosfera, lhe deu a conhecer o seu trabalho. Ficou também a conhecer os programas de doutoramento deste instituto nas áreas de Galáxias, Estrelas, Planetas e Cosmologia.

Dalibor com o investigador Pedro Machado.

Foi organizada uma visita ao Observatório Astronómico de Lisboa, instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade do trabalho que tem realizado na área da astronomia desde o século XIX. Sergio Pereira, comunicador de ciência do Instituto de Astrofísica, conduziu Dalibor numa visita ao observatório que, segundo este, foi um passeio mágico de três horas.

Dalibor com Sérgio Pereira em visita ao Observatório.
O telescópio do Observatório. 

No segundo dia, o Grupo de Comunicação de Ciência do IA organizou uma apresentação detalhada onde foram discutidas todas as atividades deste Instituto e onde houve a oportunidade de conversar individualmente com astrónomos profissionais, investigadores e alunos de pós-graduação na área das Galáxias, que apresentaram os trabalhos de investigação em que participam.
José Afonso, investigador sénior, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e antigo diretor do Instituto de Astrofísica explicou o papel do Instituto e apresentou os cursos que ministra bem como as atividades que o Instituto realiza com o objetivo de aproximar a astronomia e a astrofísica da população em geral, especialmente dos alunos mais jovens. No final, Sergio Pereira apresentou o trabalho e as inúmeras atividades do Grupo de Comunicação de Ciência do IA a nível regional, nacional e internacional e os projetos internacionais em que estão envolvidos.

Dalibor com o investigador José Afonso.

Dalibor passou também dois dias no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, no concelho de Oeiras, em particular, na Escola Secundária Sebastião e Silva. O agrupamento acolhe alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano.
Foi recebido por Cristina Pinho, professora de Física e coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Assistiu a diversas aulas e laboratórios e conversou com os alunos.
Foi organizada uma receção, onde a diretora e coordenadora dos projetos Erasmus+ apresentou a escola, seguindo-se uma conversa com a direção e uma visita de 90 minutos pelas instalações. Durante a visita, Dalibor ficou maravilhado com a sala-museu que contém objetos históricos que já foram usados no ensino das ciências naturais, principalmente em física e química.
No dia seguinte, alunos do 10º ano realizaram apresentações dos seus projetos STEAM no âmbito da atividade “5 minutos de Ciência”, alguns dos quais premiados a nível europeu.
Dalibor visitou também outra escola deste agrupamento – a Escola Básica Manuel Beça Múrias, onde ficou a saber como, através de jogos matemáticos, programação e robótica, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Participou ainda numa aula de programação Python do 12º ano como atividade extracurricular e ficou a conhecer o clube de robótica, o seu programa e organização dos trabalhos e os projetos que o clube está a desenvolver. Dalibor teve ainda a oportunidade de assistiu a um concerto de música clássica pelo “Quinteto de Metais do Seixal”, organizado no auditório da escola. Na sua opinião, a organização do ensino e das atividades extracurriculares, bem como o dia-a-dia escolar dos alunos e o seu comportamento foram notáveis!

Na Escola Sec. Sebastião e Silva com a professora Cristina Pinho e a professora estagiária Josina Filipe.
Visita ao laboratório museu da Escola Sec. Sebastião e Silva.
“5 minutos de Ciência”, apresentação de projetos de alunos do 10º ano.