Eventos Virtuais e Webinars 

O Science on Stage Europe organiza eventos virtuais e webinars para que os professores possam trocar ideias e receber formação online. Todos os eventos virtuais são gratuitos. Saiba mais na página do Science on Stage Europe em Our virtual events.

Ações de Formação Presenciais

Os Comités de Representação Nacionais Science on Stage organizam ou apoiam regularmente nos seus países ações de formação de professores.

Estas ações não só promovem as melhores ideias e práticas de ensino que vão surgindo, como contribuem para a evolução profissional contínua dos professores.

Através da iniciativa Take a Workshop to Your Country, o Science on Stage EU incentiva os delegados dos vários países membros a realizarem workshops de acompanhamento para os projetos apresentados nos festivais internacionais Science on Stage. Em cada workshop devem ser apresentados pelo menos dois projetos, um do país de origem e outro de um dos outros países do Science on Stage.

Se quiser apresentar uma proposta ou saber mais informações sobre esta iniciativa, contacte o Science on Stage Portugal.

Take a Workshop to Your Country – Lisboa 2013

Em Portugal, o primeiro Workshop Science on Stage realizou-se a 5 de outubro de 2013, durante a Semana Mundial do Espaço e assinalando o Dia Internacional do Professor, com organização conjunta do Planetário Calouste Gulbenkian e do NUCLIO. Foram apresentados projetos do Festival Europeu Science on Stage 2013, da Alemanha e de Portugal, num programa que incluiu três oficinas com muitas atividades de astronomia hands-on que facilmente podiam ser levadas para a sala de aula para motivar os alunos. Os projetos apresentados foram os seguintes:

  • How old is the Universe? – A discovery based approach for school and planetarium – por Hans-Otto Carmesin, Alemanha.
  • Grasp the Solar System – Astronomy in primary school – por Christa Müller e Heidrun Boll, Alemanha.
  • The sky in your hands – por Isabel Borges, Lina Canas, Portugal.

Eventos Regionais Science on Stage Portugal 2015/2016

Em 2015/2016, o Science on Stage Portugal e o NUCLIO levaram a cabo um programa de eventos regionais em cinco cidades diferentes de norte a sul do país (Lisboa, Águeda, Loulé, Braga e Setúbal). Os eventos foram realizados juntamente com a iniciativa “NUCLIO Pilot Days” e incluiram uma ação de formação de professores e também um Café Ciência aberto ao público em geral. Na formação, os participantes aprendem a integrar os projetos Inspiring Science Education (ISE), Digital Schools of Europe (DSoE) e Go-Lab em sala de aula.

Para saber mais sobre sessões de formação e workshops nos países membros do Science on Stage, consulte:

Professional development through teacher trainings