Science on Stage 2022 – Praga

O 12º festival europeu Science on Stage irá ocorrer de 24 a 27 de março de 2022, em Praga, República Checa.

No maior evento educacional da Europa para professores de STEM (Ciências, Tecnologias e Matemática) cerca de 450 professores, do pré-escolar ao ensino básico e secundário, de mais de 30 países, irão reunir-se para partilhar conceitos e boas práticas de ensino, numa feira com stands, workshops e apresentações em palco.

Organização do Festival – Categorias

Feira
Todos os participantes apresentam os seus projetos e experiências em stands da feira. A feira é o elemento principal do festival.

Workshops (50 minutos)
Sessões hands-on interativas de professores e para professores que, trabalhando em conjunto, desenvolvem novas competências.

Apresentações em Palco (10 minutos)
Os participantes apresentam os seus projetos e experiências em palco.

Os professores que, além da feira, apresentarem os seus projetos em workshops ou em palco serão selecionados pelo júri do festival internacional, que será composto por professores, educadores e representantes de ministérios ou universidades. Os membros do conselho do Science on Stage Europe também estarão envolvidos na seleção.

Os projetos deverão obedecer a um dos vários Temas Propostos (Guiding Themes) e seguir os critérios exigidos.

Guiding Themes

Todos os projetos candidatos devem promover a metodologia inquiry-based learning.

  • Science for the Youngest – projetos para o pré-escolar e 1º CEB
  • Sustainable Development Goals (SDGs) in Education – projetos que mostram como o STEM pode contribuir para alcançar os objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
  • Technologies in STEM education – projetos que envolvem coding, TIC, big data, IA (Inteligência Artificial), VR (Realidade Virtual), segurança de redes, etc.
  • Diversity in STEM Education – projetos que incluem diversidade de métodos de ensino para uma aprendizagem mais inclusiva.
  • STEM with Arts – projetos que combinam STEM com outras disciplinas, por exemplo, artes, música, desporto, história etc.
  • Collaboration in STEM Education – projetos que incluam as comunidades locais, por exemplo, entre professores, escolas e empresas, comunidades diferentes.
  • Joint projects – projetos de colaboração entre professores de diferentes países, em que pelo menos um dos elementos já participou num festival anterior.
    A candidatura de Joint Projects é feita diretamente através do site do Science on Stage Europe. Data limite: 31 de maio de 2021.

Critérios

O projeto ideal Science on Stage deve:

  • Promover o interesse dos alunos pela ciência.
  • Remeter para a vida diária.
  • Ter efeito sustentável.
  • Ser viável no quotidiano escolar e ter custo acessível.
  • Promover inquiry-based learning.

As delegações de professores que irão participar no Festival Science on Stage 2022 serão selecionadas pelos Comités de Representação de cada país.
Em breve, teremos mais informação sobre o Evento Nacional de Seleção para o próximo Festival Science on Stage 2022.

No festival, o júri internacional selecionará os melhores projetos que receberão o European STEM Teacher Award. No processo de seleção, serão consideradas as recomendações dos Comités de Representação de cada país.

Mais informação em Science on Stage Europe.

Organização
Em colaboração com 

Com o Alto Patrocínio de Mariya Gabriel, Membro da Comissão Europeia

Com o Alto Patrocínio do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa