No dia 1 de fevereiro de 2023 teve lugar em Oliveira do Bairro a Ação de Formação de Curta Duração: Ensinar STEM com Science on Stage Portugal, ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, com o apoio do NUCLIO e do Science on Stage Portugal.

O evento, que contou com 36 participantes, começou com a Coordenadora do NSC, Isabel Borges, a apresentar: O que é o Science on Stage: porquê e como candidatar-se ao próximo Festival Nacional – lembramos que este festival irá selecionar a delegação portuguesa para o Festival Internacional Science on Stage de 2024, que se irá realizar em Turku, Finlândia.

Seguiram-se dois workshops. O primeiro foi dinamizado por duas professoras, Fátima Pires e Flora Leiria, que integraram a delegação portuguesa presente no Festival Science on Stage 2022, em Praga, e que partilharam com os seus colegas os projetos apresentados no festival, permitindo-lhes testar alguns cenários de aprendizagem e atividades.

O segundo workshop, apresentado pela nossa professora Embaixadora Science on Stage, Liliana Fernandes, foi sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação STEM e os novos materiais didáticos do Science on Stage, e levou os professores a realizarem atividades práticas.

Entre os dois workshops, a coordenadora do NSC apresentou ainda STEM e Inquiry-based Learning: o que são?, fundamentando como ensinar ciências no século XXI.

Aqui ficam algumas fotos do evento:

Obrigada a todos os que participaram!

Em breve, teremos novidades sobre o Festival Nacional 2023 – Evento de Seleção para o SonS 2024. Fiquem atentos!