Na foto. a delegação portuguesa com a Dra. Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Direção Geral da Educação.

De 24 a 27 de março de 2022, cerca de 350 professores de 34 países estiveram reunidos no Clarion Congress Center, em Praga, República Checa, para o 12º Festival Europeu Science on Stage. As mais inovadoras ideias para o ensino foram apresentadas em stands, oficinas e sessões em palco, mostrando que o STEM pode ser uma experiência viva, divertida e entusiasmante para os alunos. O projeto português Nature Answers foi um dos projetos premiados, recebendo uma Menção Honrosa (Highly Commended Project).

Foram quatro dias de interessantes debates, grandes ideias e experiências magníficas.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, abriu o evento elogiando os professores: “Os professores de STEM desempenham um papel fundamental e central nos nossos sistemas educativos. A partir de algo abstrato, criam um raciocínio próprio e alteram a forma como vivemos. A sua missão é de extrema importância.”

A Cerimónia de Abertura do SonS 2022
Os melhores professores STEM da Europa 2022

Os European STEM Teacher Awards, prémios Science on Stage atribuídos aos melhores projetos nas diversas categorias do festival, foram entregues a treze professores:

  • Na categoria Collaboration in STEM Education:
    • Miroslav Panoš e Kateřina Vágnerová, República Checa, pelo projeto: How long does it take to “cook yourself in a closed car”
  • Na categoria Diversity in STEM Education:
    • Gabriela Pluciak, Polónia, pelo projeto: Dizziness from the windmill
  • Na categoria Science for the Youngest:
    • Juan Antonio Prieto Sanchez e Maria Pilar Orozco Saenz, Espanha, pelo projeto: Astrobiology: a new tool to engage primary school students into science
  • Na categoria STEM with Arts:
    • Jan Günther, Maria Hellmann e Julia Trummheller, Alemanha, pelo projeto: Create and code your own artful cardboard robot (artful cardboard-bot)
  • Na categoria Sustainable Development Goals in Education:
    • Emma Crisell, Reino Unido, pelo projeto: Food for the 21st century, making a difference
  • Na categoria Technologies in STEM Education:
    • Georgios Chatzisavvas e Kalliopi Giannakoudaki, Grécia, pelo projeto: Defying Gravity!
  • Na categoria Joint Project:
    • Francesca Butturini (Itália) e Javier Julian Fernandez (Espanha), pelo projeto: Limonene/limoneno

Portugal foi distinguido com uma Menção Honrosa, atribuída ao projeto Nature Answers, de Rute Oliveira, Teresa Reis e Isabel Poço, professoras da Nobel Algarve British International School. O projeto foi apresentado na categoria Science for the Youngest (projetos para o pré-escolar e 1º CEB) e também na categoria de Workshop.

O NUCLIO e o Science on Stage Portugal felicitam as vencedoras!

O projeto Nature Answers recebeu uma Menção Honrosa
O vídeo do projeto Nature Answers
O workshop Nature Answers

O júri elogiou os professores pelo seu compromisso em levar a educação STEM ao mais alto nível com ideias e métodos de ensino extraordinários.

Estes projetos irão agora chegar às salas de aula de toda a Europa, através de seminários, formação de professores ou como materiais de ensino divulgados pelo Science on Stage.

Saiba mais sobre os projetos.

Delegação Portuguesa

A delegação portuguesa, composta por onze professores de várias escolas do país, levou ao festival oito projetos em diversas categorias, incluindo um projeto desenvolvido em colaboração com um professor de outro país – Irlanda. Todos os projetos apresentados seguiram metodologias de ensino inovadoras e uma abordagem com base em inquiry, centrada no aluno e em muitos casos interdisciplinar. Os stands dos projetos nacionais foram muito visitados e elogiados, o que certamente contribuiu para aumentar ainda mais a motivação destes professores para entusiasmar os seus alunos para as áreas de STEM.

A participação portuguesa no SonS 2022

A acompanhar a delegação portuguesa estiveram: a professora Isabel Borges, coordenadora do Comité de Representação Nacional Science on Stage, e a professora Ana Costa, em representação do NUCLIO que coordena o Science on Stage Portugal.

Na cerimónia de abertura do evento, e em representação do Ministério da Educação, esteve presente a Dra. Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Direção Geral da Educação, que visitou depois os stands de todos os projetos portugueses e tirou uma foto com o grupo.

O 12º festival europeu Science on Stage foi organizado pela Elixír do škol com o apoio da Câmara Municipal de Praga, da Fundação Česká Spořitelna e da Fundação JABLOTRON, em cooperação com o Science on Stage Europe e Science on Stage da República Checa. Teve o Alto Patrocínio de Mariya Gabriel, Membro da Comissão Europeia e do Ministério da Educação Checo. O próximo festival europeu Science on Stage terá lugar em Turku, Finlândia, em 2024.