O Workshop Ensinar STEM com Science on Stage foi até ao Algarve, Seixal e Lisboa. Rute Oliveira (Nobel Algarve British International School e embaixadora Science on Stage), Isabel Borges (NUCLIO/Science on Stage Portugal) e Sandra Vasconcelos (EB 2,3 Pedro Eanes Lobato) apresentaram as diferentes edições deste workshop.
Foram partilhados vários recursos e atividades hands-on e foi usada a natureza, a ciência na magia e a cozinha para abordar vários conceitos de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática.
Estes workshops foram também uma oportunidade divulgar o Festival Nacional Science on Stage 2025, que irá decorrer a 25 e 26 de outubro de 2025 no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico, Taguspark, Porto Salvo, concelho de Oeiras, com organização do NUCLIO/Science on Stage Portugal . Os professores participantes foram convidados a apresentar a candidatura dos seus projetos a este evento que irá selecionar a delegação portuguesa para o Festival Europeu Science on Stage 2026, que se irá realizar em Klaipėda, Lituânia, de 28 a 31 de maio de 2026.
A 4 de julho de 2025, esta ação de formação decorreu na Nobel Algarve British International School, com o apoio do NUCLIO/Science on Stage Portugal e do Centro de Formação de Silves, Lagoa e Albufeira e contou com a participação de 31 professores do ensino básico ao secundário de escolas da zona.
Aqui ficam algumas fotos:


A 7 de julho de 2025, decorreu a mesma ação, desta vez na Escola Básica Pedro Eanes Lobato, no Seixal. Teve como parceiros o NUCLIO/Science on Stage Portugal, o Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato e o Centro de Formação de Escolas do Seixal e contou com a participação de 15 professores do ensino básico ao secundário de escolas da zona.
Algumas fotos do workshop do Seixal:


A 8 de julho de 2025, foi a vez da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre, em Lisboa. O workshop teve como parceiros o NUCLIO/Science on Stage Portugal, o Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, e contou com a participação de 36 professores do ensino básico ao secundário de escolas da zona.
Algumas fotos:



Nos três workshops, os professores ficaram entusiasmados com todo o trabalho prático e experimental e com as novas ideias de ensino partilhadas.
Um ponto muito positivo foi o estabelecimento de parcerias com escolas e com centros de formação para validação e acreditação deste workshop como ação de formação de curta duração, com atribuição de 3 horas de formação na componente científico-pedagógica aos professores participantes.
Este workshop focou os seguintes objetivos para os professores:
- Promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas no currículo que promovam a interdisciplinaridade numa perspetiva STEM;
- Conhecer novos recursos e metodologias de aprendizagem com base na investigação e no projeto;
- Explorar e manipular experimentalmente exemplos de atividades STEM;
- Conhecer o projeto europeu Science on Stage e como participar, permitindo visibilidade internacional aos professores e às suas escolas.