
O Science on Stage Europe anunciou recentemente os finalistas do AI in STEM Challenge – desafio organizado pelo Science on Stage Alemanha, que convidou professores e alunos de toda a Europa a apresentarem projetos que mostrem como a Inteligência Artificial pode ser usada em benefício da sociedade, do ambiente ou das comunidades locais.
As equipas selecionadas representam escolas do ensino básico ao secundário de oito países diferentes, e entre elas há uma equipa portuguesa, composta por alunos do 10.º ano da Escola Secundária de Esmoriz, Ovar!
“SMART(AI) Firefighting System” é o nome do projeto apresentado pela equipa nacional.
Tendo em conta que as alterações climáticas estão a acelerar o aquecimento global, aumentando a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais e contribuindo para a destruição de ecossistemas fundamentais para a vida no planeta, a equipa propõe formas de ajudar a minimizar este problema, apresentando duas soluções complementares para a deteção e combate a incêndios, baseadas em tecnologia Arduino:
- Solução 1 (Tradicional): Utilização de sensores para a deteção precoce de focos de incêndio, com ativação de alarmes numa torre de vigilância florestal.
- Solução 2 (Inovadora): Aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para o reconhecimento automático de padrões de incêndio em imagens florestais. Quando detetado um foco de incêndio, o sistema ativa automaticamente um sistema de libertação de água e envia uma notificação para um smartphone das entidades oficiais (Bombeiros, Proteção Civil) através de serviços de Cloud Computing.
Este projeto reflete o compromisso dos alunos com a inovação tecnológica e a sustentabilidade ambiental, demonstrando como a ciência e a tecnologia podem ser usadas para desenvolver soluções práticas direcionadas para a proteção dos ecossistemas.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Heitor de Souza, João Fernandes e Rúben Sá, sob a orientação dos professores António João Lopes e Angelina Almeida.


A equipa foi convidada a estar presente no evento final deste desafio, que terá lugar a 6 de junho, em Berlim, juntamente com as 9 restantes equipas finalistas de países como Itália, Espanha, Turquia, Grécia, Polónia, Alemanha e Reino Unido. Poderá ver mais informação sobre todos os projetos finalistas em em: https://www.science-on-stage.eu/news/ai-stem-challenge-our-ten-finalists
O Science on Stage Portugal aproveita esta oportunidade para dar os parabéns à equipa da Escola Secundária de Esmoriz por esta merecida seleção, desejando-lhes o maior sucesso na grande final!