No âmbito do projeto Erasmus+ KA101 Science on Stage, Dalibor Todorović, membro do National Steering Committee do Science on Stage Sérvia, participou, de 22 a 26 de abril, num job shadowing em Portugal com o NUCLIO/Science on Stage Portugal como organização parceira.
No primeiro dia, visitou o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde Pedro Machado, professor e investigador, especialista em Sistema Solar e Atmosfera, lhe deu a conhecer o seu trabalho. Ficou também a conhecer os programas de doutoramento deste instituto nas áreas de Galáxias, Estrelas, Planetas e Cosmologia.
Foi organizada uma visita ao Observatório Astronómico de Lisboa, instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade do trabalho que tem realizado na área da astronomia desde o século XIX. Sergio Pereira, comunicador de ciência do Instituto de Astrofísica, conduziu Dalibor numa visita ao observatório que, segundo este, foi um passeio mágico de três horas.
No segundo dia, o Grupo de Comunicação de Ciência do IA organizou uma apresentação detalhada onde foram discutidas todas as atividades deste Instituto e onde houve a oportunidade de conversar individualmente com astrónomos profissionais, investigadores e alunos de pós-graduação na área das Galáxias, que apresentaram os trabalhos de investigação em que participam.
José Afonso, investigador sénior, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e antigo diretor do Instituto de Astrofísica explicou o papel do Instituto e apresentou os cursos que ministra bem como as atividades que o Instituto realiza com o objetivo de aproximar a astronomia e a astrofísica da população em geral, especialmente dos alunos mais jovens. No final, Sergio Pereira apresentou o trabalho e as inúmeras atividades do Grupo de Comunicação de Ciência do IA a nível regional, nacional e internacional e os projetos internacionais em que estão envolvidos.
Dalibor passou também dois dias no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, no concelho de Oeiras, em particular, na Escola Secundária Sebastião e Silva. O agrupamento acolhe alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano.
Foi recebido por Cristina Pinho, professora de Física e coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Assistiu a diversas aulas e laboratórios e conversou com os alunos.
Foi organizada uma receção, onde a diretora e coordenadora dos projetos Erasmus+ apresentou a escola, seguindo-se uma conversa com a direção e uma visita de 90 minutos pelas instalações. Durante a visita, Dalibor ficou maravilhado com a sala-museu que contém objetos históricos que já foram usados no ensino das ciências naturais, principalmente em física e química.
No dia seguinte, alunos do 10º ano realizaram apresentações dos seus projetos STEAM no âmbito da atividade “5 minutos de Ciência”, alguns dos quais premiados a nível europeu.
Dalibor visitou também outra escola deste agrupamento – a Escola Básica Manuel Beça Múrias, onde ficou a saber como, através de jogos matemáticos, programação e robótica, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Participou ainda numa aula de programação Python do 12º ano como atividade extracurricular e ficou a conhecer o clube de robótica, o seu programa e organização dos trabalhos e os projetos que o clube está a desenvolver. Dalibor teve ainda a oportunidade de assistiu a um concerto de música clássica pelo “Quinteto de Metais do Seixal”, organizado no auditório da escola. Na sua opinião, a organização do ensino e das atividades extracurriculares, bem como o dia-a-dia escolar dos alunos e o seu comportamento foram notáveis!