O Evento Nacional de Seleção para o Festival Europeu Science on Stage 2022 decorreu no passado fim de semana (6 e 7 de novembro de 2021) na EBS Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, Cascais.

A sessão de abertura foi conduzida por Isabel Borges (Coordenadora NSC do Science on Stage Portugal) e Rosa Doran (Presidente do NUCLIO), e contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Dr. David Sousa, da Dra. Ana Luísa Santos, em representação da Direção Geral de Educação, e da Dra. Ana Luísa Gil, do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais.

 

Rosa Doran
Isabel Borges
Dr. David Sousa
Dra. Ana Luísa Santos
Dra. Ana Luísa Gil
Os participantes

Mais de duas dezenas de projetos, da autoria de professores de várias regiões do nosso país, concorreram ao festival, e foram apresentados em stands nas instalações da Escola.

Os projetos revelaram a grande criatividade dos professores participantes que seguiram as mais inovadoras metodologias de ensino numa abordagem com base em inquiry. Eis algumas imagens da Feira Science on Stage:

O júri do Festival Nacional visitou os stands para conhecer mais em detalhe cada projeto.

No domingo de manhã, a feira esteve aberta à comunidade, tendo sido visitada por vários grupos de professores e alunos da região.

No final, foram entregues os diplomas de participação e revelada a delegação portuguesa para o Festival Europeu Science on Stage 2022. Os projetos selecionados são os seguintes:

  • Octagon Project – de Alcina Cardoso, Fátima Arimateia, Lurdes Silva, Margarida Morgado e Pedro Ribeiro
  • Crafts DIY to Learn Science/Science on my cell phone – de Álvaro Folhas
  • “CtoC” Metals in the City – de Fátima Pires
  • Around the World in Seven Chapters – de Liliana Fernandes e Cláudia Meirinhos
  • Nature Answers – de Rute Oliveira, Isabel Poço e Teresa Reis
  • Solving Problems caused by the pandemic with robotics – de Samuel Branco e Inês Madaleno
  • Moon Shelter – de Sandra Vasconcelos e Marta Ferreira

Para conhecer melhor cada projeto, veja os pósteres na Feira Virtual.

Parabéns à delegação portuguesa e a todos os participantes!

Delegação Portuguesa (apenas seis dos sete representantes dos projetos escolhidos puderam estar presentes na Cerimónia de Encerramento)
Entrega dos Diplomas de participação.

Foram dois dias intensos de partilha de ideias, experiências e de bom convívio. Obrigado a todos!

Foto de grupo

O NUCLIO e o Science on Stage Portugal deixam aqui um agradecimento muito especial ao Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo por tão bem ter recebido este evento! Ao diretor, Dr. David Sousa, e à equipa de professores e alunos que nos deram o seu apoio, o nosso muito obrigado!

O 12º festival europeu Science on Stage irá decorrer de 24 a 27 de março de 2022, em Praga, República Checa. O site do SonS 2022 já está online.

Até Praga!