As crianças e os jovens podem encontrar muitas oportunidades de aprender programação e de ter acesso a desafios digitais fora da escola, mas muitas vezes isso não acontece em sala de aula. E a razão pode ser tão simples como o professor não saber programar. Por este motivo, o Science on Stage e a SAP SE estão a dar apoio a professores de todos os níveis de escolaridade com o novo recurso educativo Coding in STEM Education. Desenvolvido por professores e para professores, este material didático oferece ideias e noções concretas sobre como implementar coding em aulas de STEM. Adquirindo esta competência essencial para o século XXI, os jovens serão capazes de criar conteúdos digitais e de contribuir para melhorar o seu meio. O recurso educativo foi apresentado no dia 1 de março de 2019, na sede da SAP Áustria, em Viena.
“Muitos professores receiam o coding, pois têm poucos conhecimentos de programação. Com este material didático pretendemos tornar mais fácil o processo de iniciação, mostrando que não é preciso ser especialista em TI para realizar grandes projetos em aulas de STEM, com microcontroladores como Arduino e Raspberry Pi,” disse o Dr. Jörg Gutschank, coordenador principal do projeto.
Ao longo de quase dois anos, 23 professores de 7 países da Europa desenvolveram em conjunto o Coding in STEM Education. Desta fantástica equipa fizeram parte os professores portugueses: Liliana Fernandes, Jorge Reis e Lúcio Botelho.
Apresentando tarefas simples e conselhos práticos de implementação, o recurso educativo irá permitir que os professores de STEM desenvolvam facilmente competências a nível do coding. Juntamente com os alunos, poderão, por exemplo, construir um robô para limpar reservatórios de água, programar um sistema automático de irrigação de plantas ou desenvolver uma luva para medições de temperatura. Professores e alunos sentir-se-ão rapidamente motivados para este tipo de atividades.
O projeto Coding in STEM Education teve o apoio da empresa de software SAP SE. Michael Kleinemeier, membro do Conselho Executivo da SAP SE, afirmou: “Cerca de 65% das crianças que hoje se encontram no início da escolaridade irão ter profissões que ainda não existem. Os professores desempenham um papel fundamental na preparação destas crianças para o futuro. Dando apoio a projetos como o Coding in STEM Education, estamos a ajudá-los a dar aos seus alunos as competências de que necessitam a nível digital e técnico.”
A publicação deste recurso educativo marca o início de um novo projeto de colaboração entre o Science on Stage e a SAP SE. Na European Code League, professores e alunos são convidados a desenvolver projetos inovadores de programação. O novo material serve de inspiração e já está disponível para download gratuito em alemão e inglês, aqui. Em breve estará também disponível em outros idiomas, incluindo o português.
Para mais informações sobre o projeto, veja, por favor: www.science-on-stage.eu/coding
Coding in STEM Education: Making off
One Thought on “Science on Stage apresenta novo material didático – “Coding in STEM Education””
Comments are closed.