Entre os dias 31 de outubro e 3 de Novembro, decorreu no Centro de Congressos do Estoril, Cascais, o 11º Festival Science on Stage. Na maior feira de educação e ciência da Europa, que este ano teve como mote “Skills for the Future” – Competências para o Futuro”, participaram cerca de 450 professores de mais de 30 países, apresentando ideias e projetos de ensino inovadores, em stands, oficinas e sessões em palco.

O festival, que teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, bem como o patrocínio de Mr Tibor Navracsics, membro da Comissão Europeia, foi organizado pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, que representa o Science on Stage em Portugal, em colaboração com o Science on Stage Europe, e contou com o apoio da C. M. Cascais, da Direção-Geral da Educação, da Google Earth Outreach, da Airbus Foundation, da European Physical Society, entre muitos outros patrocinadores e parceiros.

As ciências, a engenharia, a tecnologia e a matemática (STEM) podem ser experiências vivas e imaginativas e os professores que participaram neste grandioso evento deram provas de saber como motivar os seus alunos. Os projetos apresentados seguiram as mais inovadoras metodologias numa abordagem com base em inquiry, centrada no aluno e em muitos casos interdisciplinar.

Alguns dos projetos apresentados no festival.

 

A representação nacional, com cerca de 40 professores de vários níveis de ensino, foi a maior de sempre nestes festivais, com projetos em todas as categorias (Guiding Themes). Todos estão de parabéns!

O nosso reconhecimento especial ao projeto “Educate to Innovate”, da autoria de Honorata Pereira, da Escola Profissional EPTOLIVA, de Oliveira do HospitalPortugal, que foi selecionado pelo júri do festival para receber o European STEM Teacher Award na categoria “Sustainable Development in Science Education”.

Honorata Pereira recebendo o European STEM Teacher Award

 

Nas restantes categorias, foram premiados os projetos:

We Become Insulation Experts – de Silke Puda e Ricarda Rustige, Alemanha – European STEM Teacher Award na categoria “Science in Early Years”.

Optical Tweezers: The Nobel Prize in Physics 2018 at Your School – de Michalis Orfanakis e Mikis Mylonakis, Grécia – European STEM Teacher Award na categoria “Digital Literacy and Science Education”.

Low-cost Astrobiology Studies – de Maria Pilar Orozco e Juan Antonio Prieto Sánchez, Espanha – European STEM Teacher Award na categoria “Astronomy and Space Exploration in Science Education”.

A Mysterious Cup – de Jean-Brice Meyer, França – European STEM Teacher Award na categoria “Low-Cost and Recycled Science”.

Sensory Integration in Mathematics – de Olena Kovalova, Ucrânia – European STEM Teacher Award na categoria “Inclusive Science”.

Let’s Build a Sustainable Future – Together! – de Ulrike Englert, Alemanha, e Gerald Decelles III, Noruega – European STEM Teacher Award na categoria “Joint Projects”.

Houve também várias menções honrosas.

Os 4 dias do evento foram divididos entre feira, workshops (de delegados, de projetos NUCLIO e de patrocinadores e parceiros) e momentos em palco onde foram apresentados projetos, realizadas palestras ou atuações.

Estiveram presentes muitos convidados especiais das diversas áreas da investigação científica, do ensino e do empreendedorismo, tanto a nível nacional como internacional.

Destacamos a presença do Professor Martin Hendry – Professor de Astrofísica Gravitacional e Cosmologia na Universidade de Glasgow, membro da LIGO Scientific Collaboration (LSC) e do Consórcio LISA – que deu uma palestra sobre o nascimento da astronomia das ondas gravitacionais. Martin Hendry quis ainda participar em dois workshops organizados pelo NUCLIO para o projeto FRONTIERS: Bringing Nobel Prize Physics in the Classroom, ajudando, com toda a sua experiência em ondas gravitacionais, a trazer a investigação científica de ponta para as salas de aula.

O Professor Martin Hendry 

 

Outro dos momentos mais relevantes do festival foi a participação do astronauta análogo Gernot Groemer, do Austrian Space Forum (OeWF), que entusiasmou o auditório falando sobre a grande aventura da exploração de Marte e ainda sobre a importância dos fatos espaciais.

O astronauta análogo Gernot Groemer

 

Em palco esteve também Didier Laval, que lidera a Aerospace Engagement Campaign da Airbus Foundation. Laval falou sobre desafios aeroespaciais e sobre a abordagem para o envolvimento nesta área levada a cabo pelo Airbus Foundation Discovery Space.

Emily Henderson, Program Manager da Google Earth Outreach, apresentou diversas ferramentas de mapeamento Google e falou do desafio de as levar até aos professores e alunos em todo o mundo. Ao longo dos vários dias do evento, a equipa da Google Earth Outreach realizou diversos workshops sobre as ferramentas Google.

Jorge Rivero González, do Observatório de Leiden, e coordenador das Celebrações do 100º Aniversário da União Astronómica Internacional (IAU100), falou sobre as atividades levadas a cabo ao longo de este ano pela IAU, dando uma visão geral das ações e recursos educativos desenvolvidos durante as comemorações do aniversário.

Destacamos também as presenças de:

Philippe Kobel, pianista, astrofísico e professor, que interpretou 3 peças ao piano.

André Mendonça, investigador do Centro Champalimaud, que falou sobre a relação entre neurociência e educação.

Andreia Nunes, escritora e técnica superior de educação, que apresentou o livro “Valente Valentina”, uma história inspirada na primeira mulher astronauta a ir ao Espaço: Valentina Tereshkova. Andreia Nunes escreveu e Rachel Caiano deu-lhe vida com as suas ilustrações.

Da cerimónia de abertura, que teve lugar no dia 31 de outubro, às 17 horas, fez parte o seguinte painel de convidados:

  • Marcos Espinheira – C.M. Cascais
  • Maria João Horta – Direção-Geral de Educação
  • Jorge Rivero González – IAU100
  • André Moitinho de Almeida – Sociedade Portuguesa de Astronomia
  • Pedro Santa Clara – Shaken not Stirred
  • Wolfgang Gollub – THINK ING., Gesamtmetall
Cerimónia de abertura

 

Foi também transmitida uma mensagem em vídeo enviada pela Diretora-Geral para a Educação e Cultura da União Europeia, Mrs Themis Christophidou.

A cerimónia de abertura foi conduzida pelo apresentador do festival, Sebastian Funk, membro do conselho do Science on Stage Alemanha, com a colaboração de Stefanie Schlunk, presidente do Science on Stage Europe e de Rosa Doran, presidente do NUCLIO. Houve ainda lugar para a atuação do Ensemble Juvenil de Vialonga.

O Science on Stage 2019 teve um dia aberto ao público, 2 de novembro, durante o qual professores e outras pessoas interessadas tiveram a possibilidade de participar no evento como visitantes, podendo explorar a feira, com as suas mais de 200 atividades, participar em workshops e assistir a apresentações.

Na cerimónia de encerramento, que decorreu a partir das 12 horas do dia 3 de novembro, depois de entregues os prémios, foi revelado o nome do país que irá receber o próximo Festival Science on Stage: a República Checa. E para um final em grande, o coro do Science on Stage juntou-se aos professores portugueses Álvaro Folhas e Mário Correia para uma canção de despedida escrita propositadamente para o evento.

Mário Correia, Álvaro Folhas e o Coro do SonS

 

O Science on Stage Portugal aproveita esta oportunidade para agradecer a todos os participantes, delegações, patrocinadores, convidados e visitantes, bem como a toda a equipa da organização, que incluiu membros do NUCLIO e do Science on Stage Portugal, do Centro de Congressos do Estoril, da Câmara Municipal de Cascais e jovens voluntários do curso de Turismo da EBS do Agrupamento de Escolas de Carcavelos e também da Cascais Jovem. Sem a colaboração de todos, este grande evento não teria sido possível!

Obrigado.

Até sempre!

Poderá ver mais fotos e vídeos do evento no site do festival e também  no FacebookInstagram do NUCLIO.

Esta notícia foi também publicada no Portal do Astrónomo.