Festivais Internacionais

Os festivais internacionais Science on Stage realizam-se de dois em dois anos, cabendo a organização sempre a um país diferente.

Cada evento reúne aproximadamente 450 professores de toda a Europa, desde o pré-escolar ao ensino secundário, que durante alguns dias apresentam projetos com ideias inovadoras para o ensino a colegas de vários países numa feira com stands, workshops e apresentações em palco.

Festival Internacional Science on Stage 2017 - apresentação em palco

O processo de seleção dos projetos que vão participar em cada festival internacional é feito através de eventos nacionais realizados, com rigorosos critérios de avaliação, nos mais de 30 países com delegações Science on Stage.

Seguindo o lema “de professores para professores”, o festival é uma excelente oportunidade de contacto e de partilha de ideias e experiências, sendo ao mesmo tempo o ponto de partida para a realização de várias atividades nacionais – sessões de formação, workshops e desenvolvimento de material didático – que promovem as boas práticas de ensino e contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores.

Em 2019 o festival europeu Science on Stage – #SonS2019 – decorreu em Portugal, no Centro de Congressos do Estoril, Cascais. O site do Festival ainda está online.

SonS 2019 - Cerimónia de Abertura

A Importância da Partilha de Boas Práticas

Até 2024, em cada festival, o júri internacional selecionou os melhores projetos, que foram premiados com o European STEM Teacher Award. Foram também atribuídas diversas Menções Honrosas.

Para o Festival Science on Stage 2026, a organização resolveu que não serão atribuídos prémios, enfatizando a importância da partilha de Boas Práticas e considerando à partida que todos os projetos apresentados são vencedores.

Balanço dos Festivais

Os resultados mostram que:

  • 96% dos professores participantes implementam ideias apresentadas nos eventos Science on Stage nas suas aulas.
  • 85% dos professores implementam as ideias que adquirem através dos eventos Science on Stage na formação de professores nos seus países de origem, funcionando como multiplicadores.
  • 92% dos participantes estabeleceram contactos internacionais; 60% fizeram pelo menos 4 contactos internacionais.
  • 89% dos participantes avaliam o efeito de sustentabilidade do festival como elevado.
  • 83% declararam que planeiam inscrever-se no próximo festival.