Os Comités de Representação Nacionais Science on Stage organizam ou apoiam regularmente nos seus países ações de formação de professores.

Estas ações não só promovem as melhores ideias e práticas de ensino que vão surgindo, como contribuem para a evolução profissional contínua dos professores.

Através da iniciativa Take a Workshop to Your Country, o Science on Stage EU incentiva os delegados dos vários países membros a realizarem workshops de acompanhamento para os projetos apresentados nos festivais internacionais Science on Stage. Em cada workshop devem ser apresentados pelo menos dois projetos, um do país de origem e outro de um dos outros países do Science on Stage.

Se quiser apresentar uma proposta ou saber mais informações sobre esta iniciativa, contacte o Science on Stage Portugal.

 

Take a Workshop to Your Country – Lisboa 2013

Em Portugal, o primeiro Workshop Science on Stage realizou-se a 5 de outubro de 2013, durante a Semana Mundial do Espaço e assinalando o Dia Internacional do Professor, com organização conjunta do Planetário Calouste Gulbenkian e do NUCLIO. Foram apresentados projetos do Festival Europeu Science on Stage 2013, da Alemanha e de Portugal, num programa que incluiu três oficinas com muitas atividades de astronomia hands-on que facilmente podiam ser levadas para a sala de aula para motivar os alunos. Os projetos apresentados foram os seguintes:

  • How old is the Universe? – A discovery based approach for school and planetarium – por Hans-Otto Carmesin, Alemanha.
  • Grasp the Solar System – Astronomy in primary school – por Christa Müller e Heidrun Boll, Alemanha.
  • The sky in your hands – por Isabel Borges, Lina Canas, Portugal.

Eventos Regionais Science on Stage Portugal 2015/2016

Em 2015/2016, o Science on Stage Portugal e o NUCLIO levaram a cabo um programa de eventos regionais em cinco cidades diferentes de norte a sul do país (Lisboa, Águeda, Loulé, Braga e Setúbal). Os eventos foram realizados juntamente com a iniciativa “NUCLIO Pilot Days” e incluiram uma ação de formação de professores e também um Café Ciência aberto ao público em geral. Na formação, os participantes aprendem a integrar os projetos Inspiring Science Education (ISE), Digital Schools of Europe (DSoE) e Go-Lab em sala de aula.

Para saber mais sobre as últimas sessões de formação e workshops nos países membros do Science on Stage, consulte:

Teacher Trainings  e Take a Workshop to Your Country